dr hallim feres neto moscas volantes 01r
dr hallim feres neto moscas volantes 01r

Moscas Volantes

Objetos flutuando na sua frente e você não sabe de onde vem? Podem ser Moscas Volantes…

As moscas na visão ou moscas volantes são consequência natural do processo de envelhecimento do humor vítreo – o gel transparente que preenche toda a cavidade posterior do olho, enchendo o espaço do globo ocular que fica atrás do Cristalino.

As fibras desse gel se aderem umas as outras com o tempo, aumentando a sua densidade e fazendo uma sombra na retina.

O Vítreo se prende em alguns pontos da retina, o que o ajuda a se manter em posição.

É natural, com o passar dos anos, que ele se descole da retina total ou parcialmente, esse descolamento é outra causa do aparecimento dessas manchas, e com frequência trazem preocupação ao paciente, chamando a atenção pela novidade e pelo início súbito.

Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento.

Insetos Voando…

O paciente percebe algo movimentando como se fosse um inseto, ou manchas ou pontos pretos na visão que mudam de posição com a movimentação do olho.

A maioria dos Descolamentos do Vítreo não precisam de tratamento, mas precisam de uma consulta para diagnóstico correto e avaliação da presença de alterações na retina que mereçam tratamento.

Na maioria das vezes, as manchas e moscas volantes que muito incomodam saem naturalmente do eixo da visão central, ficando presente na visão periférica.

Em alguns casos estas manchas permanecem na visão central, atrapalhando a leitura e outros afazeres.

Estudos recentes mostram que o consumo de abacaxi pode ajudar a diminuir essas opacidades. Porém, mais estudos são necessários para comprovar isso. (Se você gosta de abacaxi, faz o teste e depois me conta)

Em condições mais intensas, uma remoção cirúrgica de todo o Vítreo (através da Vitrectomia) pode ser considerada.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco ou deixe seu comentário.

Ficarei feliz em ajudar!

 #moscasvolantes#oftalmologia#oftalmology#oftalmologista#saudeocular#drhallimferesoftalmo

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato