Adult Brazilian woman holding driver's license.
Adult Brazilian woman holding driver's license.

Carteira de Motorista e Cirurgia Refrativa: Preciso Renovar a Habilitação Depois de Operar?

Uma questão importante que às vezes passa despercebida depois da cirurgia refrativa ou de catarata é aquela letra “A” que quem precisa de óculos tem na carteira de motorista.

Essa letrinha significa: “Restrição A: Uso Obrigatório de lentes corretivas”.

Quer dizer que se sua CNH tem essa restrição, o último exame médico que você realizou no DETRAN do seu Estado constatou que você precisou de óculos para enxergar o mínimo necessário para dirigir.

A lei é clara nesse aspecto, no portal do DETRAN-SP está escrito:

“RETIRADA DA RESTRIÇÃO A (USO OBRIGATÓRIO DE LENTES CORRETIVAS) DA CNH – ORIENTAÇÕES GERAIS

Emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) indicando a nova condição do motorista no documento: retirada da restrição A (uso obrigatório de lentes corretivas).

Para tanto, o interessado deverá solicitar a alteração por meio do serviço de Renovação da CNH (exceto Renovação Online), uma vez que a realização do exame médico exigida para a retirada da restrição implicará a renovação da validade do documento de habilitação (até 10 anos, definida pelo exame médico e conforme a idade de condutor).”

Isso significa que mesmo que ainda não esteja na hora de renovar a habilitação, quando uma pessoa que precisava de óculos não precisa mais (seja por cirurgia refrativa, cirurgia de catarata ou milagre), o motorista precisa fazer um novo exame médico no DETRAN para comprovar isso.

Relatório não substitui renovação

Eventualmente algum paciente me pede um relatório da cirurgia, explicando que não existe mais a necessidade de usar óculos para deixar junto dos documentos do carro.

Essa não é a solução ideal, uma vez que desse modo ficaremos na dependência da boa vontade do guarda de trânsito, e este não tem obrigação nenhuma de aceitar um relatório no lugar do exame médico do DETRAN (inclusive, o mais correto pela lei é ele não aceitar mesmo).

Multa

A multa atualmente (dezembro/2023) por dirigir sem usar lenes corretivas quando há essa restrição na CNH é de R$293,47 além de 7 pontos na carteira de motorista e retenção do veículo que só pode ser retirado por alguém habilitado e sem restrição.

Ou seja, não deixe de renovar seu exame no DETRAN assim que possível, e se você usa óculos ou lentes de contato e a CNH está para vencer, esse é um bom momento para fazer uma cirurgia refrativa e aproveitar e tirar essa restrição de uma vez por todas.

Vídeo

Veja o vídeo que fiz sobre o assunto

Ficou em dúvida? Fale conosco.

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato