dr hallim pos operatorio refrativa prk

PRK – Tudo Sobre o Pós-operatório

Essa é a versão resumida e adaptada para a Web do guia que meus pacientes recebem antes da cirurgia. Se você veio aqui para tirar alguma dúvida sobre a sua recuperação, espero que ajude. Mas de forma alguma esse artigo substitui a consulta com seu médico. Não deixe de entrar em contato em caso de qualquer dúvida ou intercorrência.

“O PRK é uma técnica segura e de resultado confiável, com um tempo de recuperação um pouco mais longo que outras técnicas. Este guia foi escrito para que você entenda as etapas do pós-operatório e se sinta confortável durante esse período.”

1. O Que Esperar Imediatamente Após a Cirurgia

Visão

Flutuações iniciais são normais

É normal a visão ficar embaçada e oscilar nos primeiros dias. A maioria das pessoas já consegue trabalhar no computador por volta do 5º ou 7º dia.

Com duas semanas de cirurgia a visão já está mais estável, porém ainda tende a uma leve piora da metade do dia para a frente (isso pode servir de lembrança para lubrificar os olhos).

Por volta do final do primeiro mês você já consegue fazer quase tudo que fazia antes. Pode ainda ter uma dificuldade para coisas que requerem mais acuidade ou atenção, como dirigir a noite num lugar que não conheça, ou sentir a necessidade de fazer pequenas pausas ao passar muito tempo no computador.

Lembre que a sua visão vai melhorar gradualmente ao longo de várias semanas a meses.

Dor e Desconforto

Nos Primeiros Dias: É normal sentir um pouco de desconforto no 2º e 3º dias de pós-operatório. Além disso, é comum ter a sensação de algo (como um grão de areia) nos olhos.

Eu prescrevo um comprimido via oral para tomar antes do procedimento, e outro para assim que chegar em casa.

Além disso dois dos colírios que você usará também ajudam na gestão do desconforto. Desse modo você atravessa esses três primeiros dias com o menor desconforto possível.

Cuidados Imediatos

Uso de Lentes de Contato Terapêuticas: Ao final do procedimento, eu coloco um par de lentes de contato especiais nos seus olhos.

Estas lentes não têm grau, são usadas para diminuir o desconforto e ajudar na cicatrização. Elas ficam nos seus olhos por alguns dias, não tente retirá-las!

É essencial tomar cuidado para não cair água nos olhos enquanto você está com as lentes, então atenção ao lavar o rosto e os cabelos: sempre com os olhos fechados e seque as pálpebras de leve antes de abri-las.

Colírios: Seguir rigorosamente o esquema de uso é vital para uma recuperação saudável.

2. Cuidados Prolongados e Limitações

3. Medicações

Uso dos Colírios

Antibiótico: Usado normalmente na primeira semana, ou enquanto você permanecer com as lentes de contato.

Anti-inflamatório: De rotina, eu deixo o colírio anti-inflamatório por pelo menos um mês, ele é extremamente importante para modular a cicatrização, porém para alguns pacientes pode ser necessário o uso mais prolongado para reduzir o risco de opacidade (haze) e garantir uma recuperação óptica ideal.

Lubrificante sem conservantes: Eu gosto de deixar de rotina o colírio lubrificante por pelo menos 3 meses. Os olhos vão parecer mais “secos” nesse período, e esse colírio também ajuda na cicatrização da superfície ocular, e é essencial para que você tenha uma visão excelente ao final da recuperação.

4. Consultas de Acompanhamento

Consultas regulares são fundamentais para monitorar sua recuperação.

1º Pós-operatório: No dia seguinte ao procedimento, pode ser por teleconsulta.

Entre o 5º e 7º Pós-operatório: O epitélio, a camada superficial do olho, vai regenerar por baixo das lentes de contato. Esse retorno é então para retirar as lentes.

40º Pós-operatório: Eu peço para os pacientes manterem o uso do colírio anti-inflamatório até esse retorno. Verificamos como está a cicatrização – e eventualmente podemos combinar de manter o colírio anti-inflamatório por mais tempo. Pela primeira vez medimos a acuidade visual. Como a visão ainda vai melhorar por mais alguns meses, ainda não gosto de conferir se sobrou grau.

Depois disso vamos nos ver novamente com 3-4 meses de cirurgia, para verificar a visão final.

Recomendo após a alta manter os acompanhamentos anuais de rotina

____________________________________________________________________________

Este guia é uma ajuda para que você saiba o que esperar após a cirurgia PRK e como cuidar dos seus olhos durante a recuperação. Mas certamente ele não cobre todas as suas dúvidas.

Não deixe de entrar em contato sempre que tiver qualquer necessidade.

Tenha uma ótima recuperação!

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato