Little boy is having allergy rubbing his eye, Kid scratching his
Little boy is having allergy rubbing his eye, Kid scratching his

Olhos secos, irritados e conjuntivite alérgica: Como aliviar o desconforto

Publicado originalmente no portal Just Real Moms

Nos meses mais frios do ano é quando eu mais recebo crianças no consultório. Como o tempo ainda está oscilando entre frio e calor, decidi escrever esse post.

Quando chega a época das férias do meio do ano, mães e pais que não conseguiram colocar a saúde ocular das crianças em dia durante as férias de verão costumam vir agora para ver se precisa trocar os óculos ou simplesmente para ter certeza de que está tudo bem com o desenvolvimento visual.

Mas, além disso, é a época do ano que mais recebo pais preocupados com os filhos que não param de coçar os olhos. E tem algumas crianças que dá mesmo aflição de ver a “vontade” com que esfregam os olhos…

Nos meses gelados, muitos de nós nos preparamos para enfrentar a estação mais fria do ano com casacos, cobertores e aquecedores. No entanto, o que muitas pessoas não consideram é o efeito que o inverno pode ter em nossos olhos, especialmente nas crianças.

NESTE PERÍODO DO ANO, TANTO ADULTOS QUANTO CRIANÇAS PODEM EXPERIMENTAR SINTOMAS DE OLHOS SECOS E IRRITADOS, E NÃO RARO, CASOS DE CONJUNTIVITE ALÉRGICA.

Mas, durante o inverno, a umidade do ar tende a diminuir. Essa baixa umidade pode levar a um aumento nos casos de olhos secos, pois a lágrima evapora mais rápido do que o organismo consegue produzir.

Além disso, também pode provocar uma maior incidência de conjuntivites alérgicas – uma inflamação na membrana que reveste a parte frontal do globo ocular, causada por reações a alérgenos como poeira e ácaros, que tendem a se acumular e permanecer mais tempo do ar em ambientes fechados no inverno.

Os sintomas do olho seco podem variar desde uma leve irritação até sensações de areia nos olhos, vermelhidão, visão embaçada e, nos casos mais severos, dor.

Quanto à conjuntivite alérgica, os sintomas incluem coceira intensa, vermelhidão, lacrimejamento excessivo e inchaço nas pálpebras.

As crianças podem ter dificuldade para expressar esses desconfortos, por isso, é fundamental observar se estão esfregando os olhos com mais frequência ou queixando-se de irritação.


AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA COMBATER ESSES INCÔMODOS DURANTE OS MESES MAIS FRIOS:

#1 Beba bastante água: Manter-se hidratado é crucial para a produção de lágrimas e para manter as membranas dos olhos úmidas;

#2 Evite limpar a casa apenas com vassoura ou panos secos: Isso vai espalhar os alérgenos que que estão no chão, aumentando a chance de alergias;

#3 Proteja os olhos ao sair: No inverno, o vento frio pode aumentar a evaporação das lágrimas e piorar os sintomas de olhos secos e conjuntivite alérgica. Proteja os olhos com óculos de sol ou de proteção ao sair;

#4 Faça pausas mais frequentes ao usar dispositivos eletrônicos: O uso prolongado de telas pode levar à fadiga ocular e piorar os sintomas de olhos secos;

#5 Use um umidificador de ar: Ajudará a restaurar a umidade perdida no ar, proporcionando alívio para os olhos secos e para as alergias.

E FINALMENTE:

#6 Procure um profissional: Se os sintomas persistirem, não hesite em consultar um oftalmologista. Assim, você pode ter prescrito colírios lubrificantes, antialérgicos, ou outros tratamentos para aliviar os sintomas de olhos secos e conjuntivite alérgica.

Proteger a saúde ocular das crianças no inverno requer algumas mudanças na rotina, mas os benefícios valem a pena. Manter os olhos bem hidratados e confortáveis não apenas reduz o desconforto, como também contribui para manter a visão clara e saudável!

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato